“Rasputin” Uli Edel, 1996.

Descubro da existência deste filme, a fascinante história do Rasputine com o Alan Rickman como Grigoriy Yefimovich, o Ian McKellen como Nicolau, a Greta Scacchi (outro dos meus crushes de adolescência) como Alexandra Feodorovna e o James Frain como Yusupov e a minha reacção é “como é que eu nunca vi isto??!”.. vou ao youtube para ver o trailer e encontro o filme todo, vejo-o e respondo à minha pergunta...
Primeiro os lados bons: filmado on location, figurinos impecáveis mesmo pelos meus padrões (que sou um chato do caraças), actuações... actuações absolutamente brilhantes... a Scacchi sempre pagou o preço de ser demasiado bonita para ser verdadeiramente respeitada como actriz mas aqui com quase 40 anos faz um trabalho sério, tivesse ela mais para fazer!.. O Rickman e o McKellen, como de costume, ultrapassam-se até na lixeira... o Rickman perde-nos na personagem e quando dança esquecemo-nos do actor, o McKellen mostra o que é ser um actor,  a colagem ao czar (que eu conheço bem de fotos e filmagens da época) é absolutamente imediata... a maneira como ele se move (o cigarro, o mexer na barba..) a tepidez do olhar.. são esmagadoras: não há papéis pequenos para grandes actores.
De resto o filme é uma merda... um argumento fraquinho que só não peca por não martelar a história (apesar do claro cheirinho reaccionário), uma realização medíocre... é de ranger os dentes ver guitarra, partitura e acústica e faltarem as unhas!

Comentários