Louie CK Tig Notaro, vida e obra.

O Louie foi o único desgosto que o metoo me deu, minto, falácia mental, não foi um desgosto dado pelo metoo, o facto das mulheres estarem finalmente a falar não é a fonte do desgosto, a fonte do desgosto é a relação muito especial que os rapazes têm com algumas partes da sua anatomia (o problema não é a desilusão, é a ilusão!..).. mas dizia eu, o único desgosto que tive nisto tudo foi o Louie CK que eu acho o melhor stand-up comedian depois do Carlin... o facto dele ser um predador sexual é uma merda. Mas no fundo no fundo no fundo não é determinante para a minha apreciação da obra: sou absolutamente grego clássico nisto, uma coisa é a vida, outra coisa é a obra..
A maltinha dá sempre como exemplo o Wagner, que era um egomaníaco insuportável e um proto-nazi, mas para mim não serve que lhe acho a música uma estopada, pomposa e chatérrima... mas isso não quer dizer que não tenha os meus: o Louie mostrava a pila a quem tinha o azar de lhe entrar no camarim, isto não quer dizer que o que ele diz em palco deixe de ter graça e profundidade, o Michael Jackson gostava de chupar meninos, o Ezra Pond era um fascista, o Céline um nazi, a Virginia Woolf uma anti-semita, o Caravaggio um bêbado assassino, o Picasso um misógino tão fresco que das sete mulheres que lhe conhecemos duas se suicidaram, o Chuck Berry filmava raparigas na casa-de-banho do seu restaurante, o Chaplin basicamente um pedófilo, o Elia Kazan entregou amigos para a lista negra, o Woody Allen seduziu a própria filha e o John Phillips dos Mamas and Papas drogou e violou a dele... eu podia continuar...
Mas isso é lá a vidinha deles, eu consigo racionalizar e separar isso do trabalho que eles produziram, a olhar para a Guernica e a ouvir o “Monday, Monday” quero lá saber dos pequenos monstros que eles eram lá em casa... .... outra coisa é serem bandidos na arte, o Louie mostrar as miudezas (provavelmente sardentas e engelhadas) já era mau, saber que ele roubou um sketch à Tig Notaro consegue, estranhamente, desgraçá-lo doutra maneira... que miséria!
Para conferir:

Comentários