“Stand-Up Sessions” Hugo Sousa, Guilherme Fonseca, Gilmário Vemba, Dário Guerreiro, Miguel 7 Estacas, SIC Radical 2018.


Fico eu acordado até às tantas no sofá novo do teu pai para ver isto. Amor à comédia suponho eu...
A música e a poesia e a pintura fazem-me amar a vida, a escultura e a arquitectura e o graffiti mantêm-me civilizado e urbano em público, a cozinha e a política e a família fazem-me complacente e tolerante com o resto dos humanos, o cinema desliga-me da realidade, o teatro é um acto religioso, a banda-desenhada é a arte final que conjuga tudo... mas o que me mantém vivo, o que me dá esperança na Humanidade com H grande é a comédia... um primata fazer outro primata rir é mágico e maravilhoso e fantástico e raríssimo na Natureza, um primata fazer uma plateia inteira de primatas rirem-se sem adereços nem cenários nem figurinos nem personagem sequer.. e mandá-lo para casa a pensar é qualquer coisa de deus! E por isso é que eu invejo os anglos que têm stand-up e nós (ainda) não... stand-up é comédia quimicamente pura, tem de haver guião e ritmo e mais nada! Mais nada!
Voltando à vaca fria... eu misoginia, racismo, homofobia e grunhisse em geral perdoo sem tremores DESDE QUE ME FAÇAM RIR! Se não (me fazem rir) só me fazem participar numa manifestação pública de mau gosto politicamente duvidoso.
O Hugo Sousa é bom rapaz, é trabalhador, escreve em vez de simplesmente dizer coisas, tem ritmo, eu simpatizo com ele... mas é um grunho e nunca vai sair da cepa torta se não começar a viajar um bocado (já nem digo ler ivros)... eu sei que é paternalista mas isto é só entre nós e é verdade... o Guilherme Fonseca é o oposto, um betinho das Produções Fictícias, vai ser daqueles com que vamos ter que levar com ele nem que seja à bala; não é totalmente desengraçado mas é daqueles que acham que os aplausos lhe são devidos só porque subiu ao palco e por conseguinte, é necessariamente detestável. O Vemba é o único que me é novo... o chaval é jeitoso, mas caiu agora de Angola e está-me a testar texto novo no São Jorge frente a centenas de pessoas, o que é de menino! por isso: fuck you too!! O Dário Guerreiro começou como um fenómeno do YouTube e evoluiu tipo zero, tem um sotaque e a experiência de ser pobre, também tem ritmo mas nunca rescreveu uma piada e aparentemente é incapaz de mudar de registo, por isso também não me safamos por aqui...
e finalmente temos o 7 Estacas... o 7 Estacas é outro problema, o 7 Estacas é ofensivamente desengraçado.. o 7 Estacas ninguém sabe como é que come todos os dias e tem trabalho e alimenta a família e há quem lhe lave a roupa (o 7 Estacas não compreenderia esta referência porque o 7 Estacas é um calhau com olhos que agora até já rouba números ao Óscar Branco que, coitadinho, já à partida tem pouca graça para ser roubada).. o 7 Estacas é um cancro e uma vergonha nacional que devia ser escondida como escondemos o Canty, o cantiflas português, uma coisa que nos aconteceu nos anos 80 e que temos vindo a tentar recalcar desde então...
ooooOOOHHhhh senhoooor..... ajudai-nos!
para perceberes donde estamos a partir... um bocadinho do Canty (tenta não chorar):
os inteligentes da comédia nacional podem bem meter a guerra do Solnado e o Herman e o Ricardo Araújo Pereira debaixo do holofote mas a verdade é que estamos a partir de anedotas do Samora Machel e de maricas contadas no alumínio do café... e por isso é que temos desgraças como o Sinel de Cordes e o Fernando Rocha e o Raminhos. sacré!!

Comentários

Enviar um comentário