“Do Tirar Polo Natural – Inquérito ao Retrato Português” MNAA, 2018.

Espantosa espantosa exposição!! Inteligentíssima, problematizante, bem pensada (logo a mim que adoro retrato)... sem peias de misturar fotografia e pintura e retrato e os espólios todos dos museus mais fundos do burgo (J reencontrei-me com o “Provocando” do Malhoa, essa obra-prima do Abade de Baçal em Bragança http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/CommonServices/ThumbnailDownloader.axd?Lang=PT&fileId=46539&IdReg=35756&TipoReg=1&ThumbnailType=2&NoImageSize=250X180) continuo boquiaberto com o Pomar e o Domingos Sequeira e o Fernando Lemos e não sei como é que o Skapinakis faz aquilo... maravilhoso, sem queixas.. não fosse aparecer a guarda (demasiado nova para ser tão antiga) dizer à criança que não se podia sentar no chão à frente dum monitor posto à altura do chão (com um vídeo particularmente desinteressante diga-se de passagem)... porque ... o museu é um espaço sagrado ou coisa e tal.. a tua irmã ainda queria coisa quando se apercebeu que a mocinha nos começou a seguir com ar de polícia branco atrás de malta da Cova M mas depois fez como eu, olhou outra vez para a moça e percebeu que era daqueles casos que se eu sou infeliz vamos todos ser infelizes, se para mim este lugar é uma monumental seca, ai de quem se divirta ou pareça estar descontraído, coitadinha... a tua irmã nem se foi queixar formalmente.

Comentários