O Museu do Oriente.

Nunca lá tinha ido, o que francamente (não é querer soar snob) mas até eu estranho. Haveria algo a dizer sobre este conceito dum “Museu do Oriente” numa ex-potência ex-colonial como nós, mas não me quero meter nessa agora.
Falemos do museu propriamente dito... a localização no antigo caixote salazarista da Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau é um bocadito cómica (mesmo para mim, um assumido apreciador da arquitectura fascista nacional)... das várias exposições que vimos o que eu tenho a dizer é que a colecção é claramente muito melhor que o museu: as peças TODAS que vi são absolutamente espantosas... cenas maradas muito raras na Europa que eu só vi na televisão filmadas na China ou no Japão ou em Singapura, mas mais espantoso ainda vi coisas dum hibridismo muito específico que eu nunca vi antes. Posto isto a museologia é do caralho.. é tipo merdoso mesmo, espantosamente mau... vi supostamente 5 ou 6 exposições diferentes (às tantas não sabia).. não sei se alguma delas era permanente ou se eram todas temporárias, muito menos o que veio das reservas e o que veio de fora (imagino que as maquetes de arquitectura japonesa do Sou Fujimoto, és fujimoto és!! mal presas ao chão que foi uma porra para a tua sobrinha não virar aquela merda toda, fossem extra-colecção e exposição temporária)... já não falando no escurinho à moderna que é todo bonito tirando os cantos escuros onde não se consegue ler as placas e não percebemos se a sala continua ou é saída ou parede...
oh god!

Comentários