“Travels into Several Remote Nations of the World. In Four Parts. By Lemuel Gulliver, First a Surgeon, and then a Captain of Several Ships” Jonathan Swift, 1726 (lido por Jasper Britton).

É bom ter um trabalho que permite ouvir música e livros e obras-primas como esta... Isto é espantoso! Medonho medonho, mas espantoso! Eu revi muito o Swift no meu amado Voltaire (só depois verificando que o Swift até é anterior ao Voltaire) mas com uma diferença fundamental... o Voltaire ama a Humanidade, o Swift despreza-a, não sem razão (note-se), mas despreza-a! Eu, que tenho de misantropo que chegue, hesito antes de escrever um tratado filosófico (que é o que isto é) sobre como os cavalos são melhores do que nós (logo os cavalos, comigo).
Mas isto é muito muito bom, isto fez de mim uma pessoa melhor apesar de eu não concordar com o livro, ele tem razão no pessimismo, mas o pessimismo é um cálice que não se pode beber até ao fim.

Comentários