“The Name of the Rose” 8 episódios, 2019.

Começo a ver e acelero para o fim... isto é uma desgraça! Uma aberração, uma blasfémia para quem sacraliza a “Rosa” como eu... tínhamos aqui a oportunidade para expandir a partir das insuficiências da versão do Annaud, porque tínhamos 4 vezes o tempo do Annaud; tínhamos um elenco do caralho (o Turturro é óptimo por mais que eu não goste do William of Baskerville que ele pariu; o Richard Sammel é um grande actor e expandiu maravilhosamente o Malachia; o Tchéky Karyo é outro muito bom embora desperdiçado num personagem desnecessário; o James Cosmo um actor enorme num casting desastroso; o puto que faz o Adso safa-se apesar da cara em descanso de parvo, que em rigor para o Adso não se estraga e até o Rupert Everett que eu só me lembrava como o inglês bonitinho e posh meio efeminado de comédias românticas dos anos 90, agora, depois de velho, se safa mais ou menos apesar de obviamente, para o Bernardo Gui, não ter unhas.. nem sequer podia coitado, com este desastre de argumento, nem vale a pena comparar com o esmagador F. Murray Abraham do Annaud... mas em termos de elenco a grande surpresa para mim foi o Fabrizio Bentivoglio como Remigio de Varagine, que actor espantoso, tenho a certeza que é uma estrela lá em Itália, foi uma sorte esta desgraça ter-me dado a oportunidade de o ver trabalhar), tínhamos claramente dinheiro e o que é que fazemos?!
Evitamos todas as coisas boas do Annaud sem realmente mergulhar na biblioteca que é o falta no Annaud; contratamos cabotinos como o Michael Emerson (em over-acting como sempre) para papéis centrais como o do abade, transformamos o Salvatore num monstro pior do que ele alguma vez foi e dispersamo-nos por subplots e prequelas desnecessárias e não-canónicas porque mostrar uma obra-prima não nos chega.. nós somos maiores do que o Eco e por isso vamos EXPANDIR...
absolutamente de fugir.. em 8 episódios a partir do fim do segundo só estava a ver para o bota abaixo, os efeitos especiais do incêndio mereciam um capítulo (especialmente a explosão!!!).

Comentários