“Idéologie et Appareil Idéologique d’État” Louis Althusser (tb. “Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado”) 1970.

Andava há muito muito tempo para ler este granda maluco do Althusser (literalmente granda maluco: 10 anos depois de escrever isto passou-se da marmita e estrangulou a mulher, a Hélène Rytmann)...
Este é um dos clássicos bem encadernados que eu roubei ao meu pai (até uma folhinha dum calendário de Julho de 1975 tinha dentro a servir de marca, para veres).
O Althusser é um marxista estruturalista (a meio caminho entre o velho barbudo e o Lévi-Strauss... vá mais para o lado do tio Carlos, que ele acredita no inquestionável poder da estrutura, mas acha-o um problema).
Este gajo é muito bom e (um marxista estruturalista) o pensamento mais organizado que é possível... isto teria-me sido muito mais útil há 20 ou 25 anos atrás; hoje já sei que ele tem razão mas não me poupou a despesa (desilusão) da surpresa; seja como for é bom ter a coisa descrita organizadamente (ai o bom que são estes marxistas no diagnóstico!).
Acabo de o ler em Ponta Delgada debaixo de um écran com a Greta a berrar quase a chorar na ONU... se calhar é bom não deixar os miúdos ler coisas destas, não que sirva de nada (em três gerações estamos no Mad Max seja como for), mas ao menos não matamos a esperança das Gretas.

Comentários