“Elegia Fúnebre aos Mortos da Guerra Sâmia” Péricles (recolhido pelo Tucídides), +-430 a.C.

Mais uma prenda do Ancient Recitations, desta vez o discurso do Péricles aquando das comemorações da vitória ateniense sobre a ilha de Samos e o seu governo oligárquico apoiado pela autocracia persa.
O Péricles, que é um génio absoluto da retórica e do pensamento político, pega neste momento formal ateniense e faz um ENORME elogio ao modo de governo de Atenas quando comparado com o de toda a gente à volta (oligarquias, tiranias e monarquias mais ou menos autocráticas) não se esquecendo de falar directamente aos pais, viúvas e órfãos dos mortos que estavam a ser celebrados.
O discurso (que são 16 minutos espessíssimos) pode-nos parecer vagamente vulgar, até nos lembrarmos que é a primeira vez que isto é dito.. e como.
O Péricles mostra a certeza inabalável que a democracia (a ateniense da altura, com todas as “insuficiências” que nós lhe achamos), essa absoluta originalidade no cenário do tempo, era melhor para toda a gente, era na prática e moralmente superior a todas as outras possibilidades.
A crença na democracia do Péricles é quase arrogante...
passados 2.500 anos, ainda não o desmentimos.

Comentários