Insight Psicológico.


 

Numa visão tripartida (puramente freudiana) da psique é fácil relacionar as minhas três partes operantes com três dos meus avós:

A capacidade de soltura e absoluta disponibilidade para mandar tudo para o caralho e pagar o preço do momento, do meu idealizado (é sempre o mais ausente a ser idealizado) Artur - o Id.

Na outra ponta da mente a necessidade de fazer as coisas correcta e decentemente do “próprio” da Belandina... a voz dela (ou do João, ou a minha própria em espelho interior, o que vai ao mesmo) a dizer que “não é próprio” travou-me mais vezes do que outra coisa... portanto, necessariamente - o Super Ego.

Finalmente... o meio termo disposto a pagar o preço de ser antipático mas que não consegue superar a necessidade de ter graça; sonso, contemporizador, rebeldino mas antes de mais sobrevivente, a rir-se dos cabrões nem que me mordam caralhos me fodam se não os enterro a todos... um claro e robusto – Ego - a Adília, que como o outro sai limpa depois de rastejar por um tubo de merda.

Francamente, podiam ter sido piores como vigas dum edifício psicológico.

Comentários