“Les Trois Julia 1 La Princesse de la Poissière” “2 La Princesse du Soleil Invincible” Luca Blengino & Antonio Sarchione, 2018 / 20.

Sobre a ascensão e reinado do escandaloso Marcvs Avrelivs Antoninvs, mais conhecido como Heliogábalo, sucessor e mui gender-fluid imperador entre 218 e 222.

A série é muito programática portanto necessariamente haverá um terceiro volume, porque as três Júlias do título são necessariamente a avó Ivlia Maesa Avgvsta, a mãe Ivlia Soaemias e a tia Ivlia Mamaea (que o havia de fazer assassinar com a mãe para pôr no trono o próprio filho)...

Isto é uma daquelas histórias medonhas de dinastia imperial romana em que pais e filhos, irmãs e primos se assassinam alegremente... o argumento não está mau (embora com queda para a pornochachada sem coragem para meter a coisa toda de fora) e o desenhador sabe desenhar (o desenho até é bonito)... mas sem ambição, tragicamente sem ambição.

Estes tipos governavam o mundo e viviam em palácios do tamanho de pequenas vilas, a escala do poder era absurda e estes mamíferos desenham-me saletas de classe média de hoje em dia, pequena luxúria burguesa de anteontem... a falta de golpe de asa é absurda, é que quando estamos a filmar é muito diferente ter 300 ou 30 figurantes, ter um palácio que é o interior duma sala ou uma cidade inteira... quando se está a desenhar custa tudo o mesmo!

Não contem comigo para a terceira parte.


 

Comentários