“Programa Cautelar” RTP, 2021.


Depois do entusiasmo inicial, hora de contas finais...

Depois de uma entrada muito forte (1. “fake news”; 2. “audiências” e 3. “racismo”) por mais que não acriticáveis... na outra ponta dois episódios, sobre o clima (o 5º) e a cultura (o 6º) que falham completamente o alvo... é risível passar um programa inteiro a queixarmo-nos do apodo de “subsiodependente” e depois no fim só pedir mais dinheiro, enquanto as questões de lei laboral são sorridentemente eludidas; quanto à insistência na responsabilidade da acção individual face à crise climática (único foco do programa) para mim nesta fase é só trabalhinho de propaganda e francamente podem ir pró caralhinho! Há 10 empresas (10!) que são responsáveis por ligeiramente mais de 70% da totalidade de emissões de carbono de toda a América do Norte (States e Canadá) e eu é que tenho de fazer compostagem... caralhinhos mas é para a conversa!

Agora francamente imperdoável de desperdício foi o 4º episódio (entaladinho no meio para disfarçar)... com a crítica toda a carpir “então só 6 programas?! só 6 programas porquê?!” tivemos a resposta nesta sexta parte do tempo que tínhamos para ter celebridades a dizer coisas... literalmente o pior exemplo de celebridades a dizer coisas que me lembro de nos acontecer por cá... a Daniela Ruah de espécie de ícone feminista de introdução à Rita Blanco, o (inevitável) Markl, a Ana Bacalhau (por alguma razão) e esta Joana Barrios (que eu não sei que tipo de coisa é, mas andam-ma a vender com tanta força que eu tenho a certeza de que gosto muito dela, e se não gosto é com certeza falta de gosto minha!!) a explicar à ralé que temos de ser melhorzinhos, ir viver para o campo e ser vegans...

Olha que bela caldeirada!.. Estou calado de boquiaberto.


Comentários