"The Odessa File" Ronald Neame, 1974.

Assim fora os Konsalik da minha mãe na minha adolescência eu nunca fui grande leitor de romances... eu leio-os mas com um olhar mais de leitor de poesia, com atenção ao Verbo, do que propriamente dalguém à espera que aconteçam coisas (e por isso é que sei que o Lobo Antunes é maior que o Saramago, embora não o admita à tua irmã)...

seja como for há 2 ou 3 que fogem à regra e que eu li como se lêem os romances, faminto por saber o que acontece a seguir: muito do Jacq, o "Nome da Rosa", o "Monsignore" do Léger, alguma coisa do le Carré, todo o Sherlock do Conan Doyle... e o "Odessa" do Forsyth... Eu adorei a coisa (aliás como "O Chacal").

Descobri, há pouco tempo, que havia um filme.

E o filme é bom, à distância quase muito bom (mas é distorção do olhar porque estou desabituado a filmes populares para anglos que não os pressuponham debilóides) :

https://www.youtube.com/watch?v=1tpINADkyJg


 

Comentários