“Matias e o seu cavalo Rex”.

E este séc. XV todo em que estou embebido lembrou-me do Matias Corvinus (rei da Hungria, Croácia e Boémia), que ia sendo cunhado da Maria da Borgonha via casamento com a Cunegunda da Áustria (irmã do Maximiliano, marido da Maria da Borgonha, ambos netos do nosso Dom Duarte), que nasceu em Cluj-Napoca (agora na Roménia, Kolozsvár para os meus amigos székelyek / sículos) que eu visitei com a Anikó lá nos anos 90 antes de tu nasceres.

Claro que em Kolozsvár há uma absurdamente desmedida estátua do Matias Corvinus (para gáudio dos húngaros e székelyek) classicamente etiquetada em latim “Mathias Rex”... claro que a piada entre os húngaros (que eu só ouvi 908 vezes) é como os guias turísticos romenos descrevem sempre o conjunto estatuário como sendo “Matias e o seu cavalo Rex”.


 

Comentários