“A Casa – A História da Seita de João de Deus” Chico Felitti, 2020.

Aqui o tio Chico is all the rage agora lá em baixo mas eu lembrei-me que ele tinha um livro que me interessava (marginalmente) mais do que mais uma história (mesmo que particularmente medonha) da esclavagista classe alta brasileira (foda-se, ao menos a nossa é só feudal, dizemos nós do lado de cá do mar... ao menos um bom senhor feudal tem mais ou menos a noção de ser da mesma espécie dos porcos feios e maus dos sujos servos...)... mas nada disto tem a ver com o livro dele sobre o João de Deus... eu não percebo esta mente religiosa, não compreendo, ultrapassa-me... hei de andar até ao lar a ler sobre (mais do que religião) o acto religioso e estou para ver se nunca o vou compreender... isto é muito estranho.

O gajo é imensamente competente, não sei se brilhante, mas de uma honestidade desarmante de que não conseguias meio cálice se espremesses todas as redações portuguesas: presentes e passadas.


 

Comentários