Ponta Delgada.

Mais um tiro a S. Miguel... mal tempo para sentir o mar todo à volta, e mesmo assim que chegue para a suave gentileza dos açoreanos, tímidos e simpáticos... eu já sabia que não era tão insensível como os lisboetas, nem tão espalha-brasas como os ribatejanos e alentejanos, nem tão bruto como os portuenses e minhotos, nem desconfiado como os transmontanos, nem tão nhurro como os beirões e coimbrões, ou malandro como os algarvios e madeirenses (e eu sou insensível, espalha-brasas, bruto, desconfiado, nhurro e malandro que chegue e sobre!), mas sou mais tímido e simpático, e aquele sotaque gutural é muito da minha gente dalguma maneira...

socialmente sinto-me sempre muito em casa lá;

não fosse aquele mar todo à volta tão claustrofóbico.

Ser ilhéu é esquisito, e eu nem sequer o sou.


 

Comentários