Feira Feira!!

Eu digo sempre que o entre o 25 de Abril e o 1º de Maio é a Semana Santa dos rojos... a Feira do Livro é o Natal dos literatos.

Desta volta vingo-me. A tua irmã compra só uma coisa sobre racismo estrutural, a tua sobrinha ensaca o monte do costume, vê as (já quebradiças) Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada com um assombro silencioso muito à paizinho dela mas tira uma selfie com o ilustrador do Cuquedo porque afinal também é uma Ferreira... eu reviro os olhos ao facto do Pepetela e o Nuno Júdice olharem os pássaros enquanto a Filipa da culinária que se veste à anos 50 dos states tem uma fila para autógrafos (que desenrolada) vai do Carlos Lopes ao Sebastião José.

Mas dizia, desta vez vinguei-me:

Abro as hostilidades com um “Poesias Escolhidas” do Sá de Miranda (que tenho que conhecer melhor, porque tudo o que conheço gosto e é indecoroso num poeta tão antigo) e o “Descobrimento da Índia” do João de Barros porque a pouco e pouco me vou reconciliando com a expansão marítima e mais vale começar por fontes mais ou menos primárias; depois uma “Lírica” completa da Judith Teixeira, eu ando com esta atrás da orelha há uns tempos largos, concorrência à Florbela, veremos veremos; desencanto um Relvas que nunca vi no restolho (eu na Feira é sempre no restolho, no supermercado da Leya nem toco; este ano esquadrinhei a Antígona mas já tenho tudo o que me interessa; a Avante de frente à Sociedade Bíblica pareceu-me extremamente divertido); descubro um “As Amantes de Dom João V” dum amigo do Camilo que obviamente me vai servir de refrigério da secura da licenciatura e de insistir aos meninos como os escravos não deviam aparecer como mais uma mercadoria nos gráficos do manual do 5º ano... Finalmente um “Doze de Inglaterra” do ETC que eu não sabia que existia (embora esperasse...) a tua sobrinha ainda tentou dar número à senhora da banca com um “mais banda-desenhada pai?!..” comigo com um “isto é um Eduardo Teixeira Coelho!” e a senhora a vender “Este livro é muito especial..” e a criança sem a fineza ao menos dum “não gastes o dinheiro do leitinho em BD!”.

Também comi uma fartura, a tua irmã e a tua sobrinha comeram churros porque não são boas portuguesas.


 

Comentários