“História de Portugal III No Alvorecer da Modernidade 1480 - 1620” do Mattoso, Joaquim Romero Magalhães, 1993.

Magnífico magnífico magnífico... grande magnífico Joaquim; descubro este Mestre que me enchia a prateleira sem sequer saber. Benditas professoras que me obrigam a ler, três vezes benditas. Há livros tão grandes e pesados e recobertos a couro que se olham e metem medo de ler (que tens de te sentar direito à secretária para ler, que não dão para ler deitado ou a cagar ou na praia) e depois vem um professor e diz “pp. 243-313 e pp. 469-509 e etc.” e tu tens de ler, benditos três vezes benditos... o meu fanático alinhamento com os professores é anterior a qualquer tipo de corporativismo que me inclua por isto... por pura e absoluta gratidão por haver uma de História de Portugal Moderno que me fez ler (e descobrir e maravilhar com a suave irreverência e descarado humor do gigante discreto que foi) o Romero Magalhães.

Obrigado professores todos, incluindo o Joaquim RM. Benditos.


 

Comentários