“The History of Rome” Mike Duncan, 2007 – 2012.

Eu com este começo mal, já me tinha cruzado com ele mas não me cheirou, depois reemergiu como grande inspirador do Pierson, e eu lá fui... e francamente no início não impressionou... mas também eu Monarquia, República e Júlio-Claudianos conheço eu de ginjeira (porque tenho o meu Tito Lívio e Suetónio bem lidos), e para mais ele inicialmente não faz crítica das fontes e por isso soa inenarravelmente reaccionário (linha Lívio), mas tem um tom virtuosamente grave e constante e não tem nem flashes nor bangs sonoros e por isso começo a usá-lo de embaladeira.

Eventualmente ele melhora e eu começo a ouvi-lo em vez de meramente adormecer com ele. Aprendo umas coisas sérias sobre o ano 69 (o ano dos 4 imperadores: Galba, Otão, Vitélio e Vespasiano); o Domiciano; o mano mau Lúcio Vero; o ano 193 (dos 5 imperadores: Pertinax, Dídio Juliano, Pescénio Níger, Clódio Albino e Sétimo Severo); o Alexandre Severo; sobre a crise do III séc. e a Zenóbia; sobre o Valeriano e Shapur; o Galiano; o Diocleciano;  o Maximiano; o Galério; o Constâncio Cloro; o Magêncio; o Maximino Daia; o Licínio; o grande Constantino; os filhos dele (Constantino II, Constante e Constâncio II) e o Magnêncio; o Juliano o Apóstata; o Valentiniano I e o Valente; o Teodósio e a malta (Graciano, Valentiniano II, Magno Máximo e Ambrósio de Milão de quebra); os inconsequentes filhos do Teodósio (Honório e Arcádio); o Estilicão; o Alarico; o Ataúlfo; a Gala Palcídia; o Constâncio III; o Teodósio II a mana e o cunhado (Élia Pulquéria e Marciano); o Átila; o Valentiniano III o favorito e a mana (Flávio Aécio e Honória); os entalados entre o notável Ricímero, o imperador do lado de lá Leão I e o rei vândalo Genserico e os sombras (Petrónio Máximo, Ávito, Majoriano, Líbio Severo, Antémio, Olíbrio, Glicério e Júlio Nepos); para acabar com o Odoacro a limpar a triste existência de Rómulo Augústulo (o pequeno Augusto) e prontosss.

Aconselhável... mas é preciso deixá-lo crescer.

https://podcasts.apple.com/pt/podcast/the-history-of-rome/id261654474


 

Comentários