“Fernando Lemos - Como, Não é Retrato?” Jorge Silva Melo, 2017.
Vemos este documentário sobre o
Fernando Lemos, a tua irmã já o tinha visto porque foi ouvir o próprio o
fim-de-semana passado e ficava-lhe mal se não me obrigasse a vê-lo também (e
com razão).
Ora este é complicadinho... o Lemos é o
fotógrafo oficioso do tardio surrealismo nacional, desse bando de bichos soltos
que incluía o Cesariny, o O’Neill, o Vespeira e o Fernando Azevedo... nos anos
50 (a seguir à Jalco) chateia-se e desanda para o Brasil.. e no Brasil ainda se
solta mais (porque como nós sabemos os surrealistas são rapazes à partida muito
presos), esticando-se pelo desenho, pintura, design, volta à fotografia, toda a
sorte de técnicas mistas, o diabo a sete... e teorizando uma relação entre uma
Europa criativamente anquilosada e “de acervo” e um exterior altri-europeu
onde, como ele diz, “só temos os artistas”... o que é discutível, mas pronto...
O tipo é fascinante, brilhante, a cair da tripeça e mais vivaço que o grosso da
minúscula intelligentsia de cá... mas mandemos o Silva Melo fazer um filme
sobre este tuga brasileiro (“tenho duas terras, uma que me fez, outra que eu
ajudo a fazer” diz-nos ele) para confirmar no durante a teoria do
filmado... a sério... eu não sei como é
o Silva Melo aí pelos palcos, mas como cineasta é de cuspir na sopa!! Chato e
pesporrente, longas narrações cheias de auto-importância que não podiam ser
mais antitéticas com o desempoeiramento do velhinho retratado, mais o mocinho
em grande plano que olha as obras do Lemos com ar de inteligente, sem
explicação nem utilidade e a quem claramente (seja neto ou namorado do
realizador) queremos fazer uma qualquer espécie de carreira...
Fantástico... se eu considerasse o Silva Melo
mais, achava que tinha sido de propósito.. porque eu não concordo com o tio
Fernando, não acho que a Europa se tenha reduzido a um arquivo cheio de
importância e criativamente morta (por mais que esta conversa seja muito
popular nas Américas e nalguma África bem alimentada)... mas o Silva Melo quase
que o comprova, o nhurro armado em esperto.
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