“Lost Kingdoms of Africa” Gus Casely-Hayford, 2 temporadas, 2010-12.


Isto é um caso espantoso, porque tinha tudo para correr bem:
Finalmente alguém na BBC se lembra de dar dinheiro para se fazer uma série documental sobre a história pré-colonial de África (duas temporadas, quatro episódios mais quatro).. e não são os egípcios por uma vez.. África toda, mesmo a subsaariana, assim como se a História tenha corrido na África negra dos povos sem escrita e logo, ipso facto, sem História.
Escolhem-me para dirigir a coisa um mocinho da História de Arte (eu tenho as minhas questões com a maltinha da Hist. de Arte, mas por uma vez até se percebe a escolha), um bife oriundo da aristocracia ganesa com pergaminhos e curriculum que cheguem para (pouco depois disto) ser nomeado director do Smithsonian de Arte Africana em Washington.
Como eu disse, isto tinha tudo para correr bem e...
eu tenho 38 questões com isto e não me vou queixar delas todas se não isto vai ser uma tese, digamos, só para perceberes que a meio do segundo episódio eu já sabia onde é que estava e mesmo assim vi mais 6 só por despeito e curiosidade mórbida e desprezo puro e ódio.
Só vou apontar uma coisinha (que pode parecer pequena aos leigos, mas é a mais grave de todas na realidade)... o mui esclarecido Casely-Hayford, negro académico esquerdista esclarecido, visita (e o verbo não é despiciendo) uns nativos (“nativo” não é insulto) lá nuns sítios muito remotos e desconfortáveis (daí ele estar sempre a queixar-se do calor), sempre num gritante silêncio sobre a devolução da arte nativa aos nativos (por mais que filme no British Museum), correndo o risco de ter de justificar moralmente práticas muito mais facilmente condenáveis nos brancos (como o esclavagismo dos Asante ou o imperialismo dos Zulu), para, basicamente, os historicizar!
que é como quem diz: olhai senhores! estes moços que vivem como no tempo da pedra lascada!!
claro que isto é a versão Correio da Manhã Tv e o Casely-Hayford é muito mais polido...
mas espremido espremido, é a mesma diarreia!
Fome é mau! Mas uma oportunidade para comer perdida, desperdiçada..
é pior ainda!
Como diria o meu amigo Kevin Logan:
...Gus Casely-Hayford, go fuck yourself!!

Comentários