“L’Échange des Princesses” Marc Dugain, 2017.
Este é um filme lindíssimo absolutamente inútil... a história anda à volta da troca da Louise-Élisabeth d’Orléans (filha do Regente) para casar com o Príncipe das Astúrias filho de Filipe V de Espanha; pela filha deste Mariana Vitória para casar com o Luís XV (noivos que tinha à altura 13 e 15, 4 e 12)... ambas as uniões acabam espectacularmente mal.
A coisa é bem filmada e decentemente actuada (os putos saem-se invulgarmente bem, o Lambert Wilson como Filipe V overact um bocadinho como de costume, a Catherine Mouchet já velha continua um prazer de encher os sentidos) mas a verdadeira espectacularidade são os figurinos: exactos, ricos, espantosos, vê-se o filme até ao fim só por causa dos trapos!
Até porque não há muito mais razões... o argumento parece que acha que aqui tinha coisa mas depois não sabe muito bem o que fazer com a história... dá-se a umas modernidades tipo feministas e lgb rights mas não força muito até porque seria meio ridículo com duas princesinhas de porcelana em Versalhes e no Real Alcázar de Madrid... por isso acabamos em meias-tintas nem para a frente nem para trás passando um panaço para Louise-Élisabeth que era bem mais destrambelhada do que o filme mostra (a Mariana Vitória ainda era demasiado pequena mas também haveria de sair uma bela peça, quando rainha de Portugal haveria de dar um tiro na cara do marido D. José durante uma caçada e empurrar a filha Dª. Maria para o fanatismo que nos valeu o regresso dos jesuítas, o remparelhamento da Inquisição e o exílio do Pombal)...
uma pena.
Comentários
Enviar um comentário