“Seduced – Inside the NXIVM Cult” 4 episódios, 2020.


Esta é uma (mini) série documental sobre o processo de recrutamento, eventual desmantelamento e lenta saída mental duma menina específica duma seita que, por mais verniz new age e modernaço que tivesse, não fugia à inevitabilidade do eventualmente acabamos na cama do guru... esse lugar comum.

A especificidade do NXIVM é ter como alvos meninos brancos e privilegiados do lado de cima do mundo: literalmente a “personagem” principal é filha de B listers de Hollywood e neta duma princesa jugoslava, dificilmente consegues mais “nunca pensei que isto nos pudesse acontecer A NÓS” concentrados... o que não ajuda na minha schadenfreude de classe (os “ai coitadinha.. pois agora fode-te!” surgiram aqui e ali).

Mas a verdade é que o guru não sendo especialmente impressionante (a banha da cobra do costume mas desta volta muito technobabble self help com tanta habilidade e paciência (em termos de lonjura dos passos e cuidado na abordagem) que fazem dum público de mulheres emancipadas, cultas e (em rigor) sem desculpa em termos de falta de acesso a informação um bando de gente que consegue fazer da mais óbvia e bárbara misoginia (chamar-me a mim própria “slave” e deixar-me marcar com um ferro quente como o gado, para mais as óbvias iniciais do guru) uma espécie, muito particular, de feminismo liberado.

O caso em si é fascinante na absoluta competência em construir um totalitarismo autocrático a partir de nada.. coisa nenhuma (se estamos à espera dalgum carisma especial do maníaco in charge, nem a isso temos direito)... são só truques baratos e mesmo assim isto é absolutamente um case-study, este tipo só não criou uma religião a sério porque claramente foi demasiado rápido, com demasiada sede à bica:

https://www.youtube.com/watch?v=IqcNp4UFnnM

 

Comentários