“Segurança Privada – Exército de Precários” Pedro Miguel Santos, Ricardo Esteves Ribeiro e Nuno Viegas; Fumaça, 2021.
Agora isto é uma reportagem radiofónica de 10 horas e 40 minutos sobre a segurança privada em Portugal... eu francamente à partida entrei na coisa totalmente em cabotagem, vai-se indo e logo se vê... mas papei tudo até ao fim estranhamente.
Antes de mais porque na verdade nunca vi jornalismo assim por cá: bem investigado numa ponta e bem escrito na outra e rigor na linha toda claro que já vi. Mas o tom, de verdadeira “falta de respeito” dos entrevistadores na cara dos poderes (sejam eles patrões, grandes escritórios de advogados, confederações ou sindicatos), o que eles acusam com absoluta e genuína surpresa, exactamente por ser raríssima (para não dizer inédita), nunca tinha visto.
Se calhar é por serem um bando de putos idealistas que inventaram um nicho que não precisa de publicidade institucional e ainda não foi comprado por um “grupo” que os domestique... mas seja como for, é fartar enquanto há.
Isto é precioso, bem investigado, absurdamente rigoroso, primorosamente escrito e editado, com linha e escolha... estou consolado diria nos Açores; se tivesse dinheiro ajudava a sustentá-los, é uma pena ser um teso nestes casos:
https://fumaca.pt/seguranca-privada-exercito-precarios/
obrigatório.
Comentários
Enviar um comentário