“Hadrian and the Triumph of Rome” Anthony Everitt, 2009.

Entretanto devoro num sopro (estamos claramente numa fase romana outra vez) o monstro da biografia do Adriano pelo Anthony Everitt... e que só queria uma biografia leve para quando estou a lavar a loiça e sai-se-me uma obra-prima de 450 páginas melhor e mais funda que a encomenda!

Isto é muito muito bom. Este Everitt, que é um velhinho dos Estudos Literários com todo o ar de professor inglês que caiu escadas abaixo (sem sequer os teninhos modernaços da Mary Beard) sabe tudo o que é preciso saber e mais uns pós, escreve História como se fosse uma história (a coisa lê-se como um romance) mas enquadra como o melhor historiador possível e pensa como um antropólogo (a discussão à volta de dormir com rapazinhos, em poucas linhas, avança mais a conversa sobre Antropologia de Género que os últimos 14 artigos que li, o tipo monta e desmonta e volta a montar e deixa uma pergunta no fim sem esforço aparente nenhum e em menos linhas que aquelas que eu preciso para dizer que ele falou na coisa)...

absolutamente brilhante. Nunca mais o Pvblivs Aelivs Traianvs Hadrianvs vai voltar a ser o Adriano da Yourcenar, por mais brilhante que romance seja.

Tenho pelo mais 3 monstros dele para ler.


 

Comentários