A arisca Bolacha de Chocolate de Verão.
A bolacha de chocolate de Verão é um caso. De Inverno é simples, a base line são umas Belgas de Chocolate, baratas e facilmente acessíveis, na melhor das hipóteses umas cookies da Gleba (Rafaela sallallahu 'alayhi wa sallam), mas o chocolate de Inverno é simples.
No Verão a coisa fia mais fino: não podes guardar durante muito tempo fondant (como as da Gleba) ou derretido (como as Belgas) a estas temperaturas, metê-las no frigorífico é estragá-las e por isso é que o que é necessário é uma boa e sólida bolacha de chocolate com o chocolate na massa e não de cobertura ou de recheio... e isto é claramente mais difícil do que parece.
Fora o equilíbrio difícil entre cacau e açúcar que é sempre uma questão pessoal, a verdade é que aparentemente o cacau na massa a endurece o que resulta em bolachas duras que parece que estás a morder peças de azulejo. É assim com as Shortcake de Chocolate (que em cima de duras vão levezinhas no cacau), com as Oreo (mais robustas no cacau mas com aquela meleca branca intragável no meio) e com as Mulatas açorianas (as melhores da turma em termos de sabor, mas na mesma duras como ladrilhos e ainda por cima a chamarem-se Mulatas em 2023, parece que “a loucura do politicamente correcto” afinal está bem controlada...).
Mas, por conta da tua sobrinha e dos seus entusiasmos por contágio, agora em Espanha fomos a um Mercadona (abriu um em Lx e claramente foi um caso lá na escola, por isso moeu-nos até irmos a um, já em Jerez de la Frontera) e topo umas Marias de Chocolate (María Choco) da Hacendado (a marca branca do Mercadona), foram para o saco e logo se veria.
Abria-as já em Lisboa e menina!
Sendo muito negras, daquele negro baço à Tareq, que mostra logo o carrego de cacau, são moles e correctas; mais rijas que as Marias brancas (agora são “Marias brancas” porque não vou dizer normais, já me bastam as Mulatas açorianas) mas não é morder os tacos de anteriormente e o sabor é cheio e sem excesso de doce e tudo certo e perfeito. Papei um pacote em duas levas e disse-me: temos bicho!
Contas de cabeça: hão de haver no Mercadona de cá e nem que seja com três autocarros (é algures nos arredores) hei de lá chegar... mas dias depois vou ao Minipreço lá de baixo e tropeço nestas Maria Choco da Cuétara que me parecem exactamente a mesma coisa...
Ainda não abri o pacote, mas parece-me que a Humanidade deu um grande salto e me resolveu um problema com anos e anos e anos.
O mais engraçado é que, por mais bolacheiro assumido que sou, sempre detestei Marias, bolacha mole doce e sensaborona que se dá a criancinhas e velhos sem dentes para molhar no chá (que não bebo).
Comentários
Enviar um comentário