“Fall of Eagles” 13 episódios, 1974.
Isto é sobre o fim das dinastias dos Habsburgos (na Áustria), os Hohenzollerns (na Alemanha) e dos Romanovs (na Rússia), as águias do título. Eu vi esta em puto e na altura adorei, provavelmente por causa das fardas vistosas da Belle Époque, mas o suficiente para já crescido me lembrar dela para ser revista, e como dizem os espanhóis: em buena hora!!
Isto é BBC old school e as limitações são as habituais, o dinheiro é curto por isso exteriores é de 5 em 5 episódios e sempre a luz natural... mas compensamos com tudo o resto.
Por mais que comecemos com um episódio sobre a Sissi romântica da Romy Schneider de revirar os olhos a base histórica é irreproachable... há aqui minudências sobre o telegrama que gerou a Guerra Franco-Prussiana, ou o suicídio do príncipe imperial Rudolfo, ou a quebra de relação entre o Lenine e o Martov durante o II Congresso do Partido em Bruxelas e Londres em 1903 que é preciso ter lido mesmo mesmo muito sobre a época para se saber... e aqui entregues à populaça com a habilidade dum guionista de novela... isto é o caso final de a História chega.
Em cima disso os relativamente parcos recursos são virtuosamente geridos, em cima duma pesquisa histórica que resiste mais do que a minha idade neste momento, cenários correctos e figurinos absolutamente luxuosos e finalmente a quadratura do círculo: óptimos actores parecidos com as personagens... e aí somos absurdos de bons: o Curd Jürgens para o Bismarck ou Laurence Naismith para Francisco José podem parecer evidentes, mas o Barry Foster como Guilherme II já é uma surpresa, o Charles Kay como Nicolau II uma absurda revelação (como a Gayle Hunnicutt, apesar de demasiado bonita, como Alexandra) e finalmente o Patrick Stewart, que como sabemos nunca consegue errar, como Lenine é qualquer coisa... não, não é qualquer coisa, é quase tudo o que consegues ter imaginado... nas cenas à volta do caso Bauman e da excreção do Martov e da Zasulitch o tio Patrick encarna o Lenine tal como eu o compreendo, tal e qual, sem tirar nem pôr.
Isto é um bocadinho para cracudos de História Política, mas mesmo para o resto da malta é inenarravelmente bom, todo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=ISAyis1o4_o&list=PLBlWXID9Aesbe28coR8HE8W3MQxEeFJOp
Comentários
Enviar um comentário