“Krzyzacy” Aleksander Ford, 1960 (tb. “Os Cavaleiros Teutónicos”).

Este foi só meu, porque quem é que tem paciência para cinema medievalista polaco com ligeira fama de propaganda comunista? Por partes:

O filme é muita bom e nada propaganda comunista, apanha aqui e ali umas ao Eisenstein mas isso é só bom gosto e boa técnica e sublinha o custo dos massacres, mas fora isso é só basicamente nacionalismo polaco, o que aos polacos, francamente, até temos de dar de barato... eu a meio da história (que é assim meio para rocambolesco apesar de sempre firmemente maniqueísta) comecei a reconhecer a coisa e depois apercebi-me (fui ver e descobri) que isto é baseado num clássico polaco de 1900 do Sienkiewicz (que tb.escreveu o “Quo Vadis”) e que eu li na versão do meu paizinho, que tb. roubei e está cá em casa, quando era pequenino.

A coisa é bem filmada e decentemente actuada mas o que este filme tem e é maravilhoso de se olhar é sentido estético (o cartaz que aqui meti é original e uma pista disto)... navegando cuidadosamente o rigor histórico e as escolhas do figurinista, esta é mais pinoca Idade Média feita com meios modestos e respeito à História que eu já vi... é mesmo de encher os olhos:

https://www.youtube.com/watch?v=g5dy9Oan71M


 

Comentários