“L'histoire de France : depuis les temps les plus reculés jusqu'en 1789, racontée à mes petits-enfants” François Guizot, 1870-75. (Partes sobre o Henrique IV e os Luíses XIII e XIV).
Ouço o ídolo do velho Herculano em inglês na versão “A Popular History of France” (o que era literalmente História contada aos meus netos, transforma-se em História para o povão...), boa leitura da narradora que sabe dizer bem Luynes e Reims (que são verdadeiros feitos para toda a gente e ainda mais para anglos).
O Guizot é muito chatarrão (pior que o nosso bendito Alexandre), completamente e só político-militar e great man theory descarrega-nos uma história sem economia, demografia, povo! Tudo se mexe pelas individualidades, e mesmo assim realmente nada parece mexer-se... tudo é muito chato e estático, vale-nos o ensopar em petit histoire... o o duque de Borgonha ser um monstro domesticado pelo Fénelon, o Luís XIV deixar de dançar em público para não parecer o Nero depois de ver o “Britannicus” do Racine... se os netinhos do reaça do Guizot levaram com os 5 volumes completos que isto foi deviam ser as criancinhas mais pacientes da história das criancinhas bem comportadas, quanto a tradução inglesa ser “A Popular History...” quando o povo nunca aparece é só piada escrita à partida.
Comentários
Enviar um comentário