“Napoleon” Ridley Scott, 2023.
É obviamente uma forma muito específica de masoquismo, eu já sabia que era mau porque é “filme histórico” do Ridley para quem a História é uma sugestão, já sabia que era péssimo porque toda a gente viu logo quão mau era (ao contrário do “Gladiador” que ainda para aí tem viúvas); o masoquismo é tão fundo que me submeti ao director’s cut mais que não seja para vacinar o “os estúdios estragaram”...
E é péssimo, péssimo abaixo de cão, péssimo de comédia involuntária que é o pior péssimo que se pode ser... historicamente bem podia ser sobre a terra das fadas tal é o nível de absurdo: o Napoleão a cortar cabeças em cargas de cavalaria e a fuzilar as pirâmides, a Letizia de alcoviteira é dum nível de absurdo que há uma parte de mim que ainda espera que toda a gente perceba quão tolo é; mas antes de mais o filme é muito esquisito, muito estranho em que todos os interiores parecem enormes e todos os exteriores mínimos (austerlitz ou a rússia parecem Mação) e o grosso da coisa se passa entre as coxas da Josefina... eu não quero parecer o outro mais que raios tem isto a ver com o pito da minha Josefina?!
Meter o Napoleão de meio da Revolução à cova em 2h38 + 48 m é piada falhada, mas o que ele era um tropa e uma cobra muito fria politicamente, um animal que provoca uns 6 milhões de mortes em 15 anos (ao contrário da metade em + tempo alegado no fim) e fosse a metade alegada e mesmo assim não se explicava este Napoleão atoleimado e infantil, aos saltos e pinotes, a cair escadas abaixo e fazer birras à frente de embaixadores e a gritar para dentro do chapéu à frente de generais e a foder debaixo da mesa do pequeno-almoço; isto é duma bizarrice tão inconcebível que nos perguntamos quem escreveu e produziu e filmou e lançou isto e se estão bem... Note-se, a Josefina morre um ano inteiro antes dos 100 dias e é óbvio que o pai do Dumas não fuzilou o duque d’Enghien, e eu ia odiar e escoriar a coisa só por isso, mas o buraco aqui é tão mais abaixo... isto é tão bizarro que “bizarro” quase não chega para descrever o que vi... o que é que se passa naquelas cabeças?
Os figurinos são lindos e perfeitos.
Comentários
Enviar um comentário