“Secrets d’Histoire s19 e11 Juan Carlos, la gloire et l'exil” France 3, 2025.

Um retrato dum tipo fundamentalmente simpático mas inenarravelmente complexo, por todos os suspeitos do costume: Rajoy, Zapatero, o Michel de Grèce, o Gonzalez com um piu muito recortado e o medonho Franck Ferrand para ser ligeiramente racista com os espanhóis.

Enorme admiração quando humano, no trauma da morte do irmão (muito mais velho do que eu achava), na treta sucessória entre o Franco e o pai (já não via tão grande vale de lágrimas desde o João IV e o Pedrinho do Brasil) ou como a família chora toda no funeral do avô (tão habituados à inumanidade dos Windsor, que vêem um filho e nora a chorar um pai e sogro e admiram-se), no facto de ser um enorme mujeriego. O justo sublinhar da essencialidade do papel na transicion e ainda mais em 1981 e 9 minutos no fim para o lodaçal de corrupção em que foi apanhado no fim.

O retrato é justo por mais que absurdamente simpático (e agora coitadinho não pode ver as netinhas), mas é justo... se fosse um merdas que roubasse uma carcaça havia de ser outra conversa, mas o Juan Carlito só precisava mesmo muito de + 100 milhões de dólares sauditas para matar elefantes no Botswana e agora coitadinho tipo exilado e coiso.

Bom episódio.


 

Comentários