“Wonka” Paul King, 2023.

Vou a este obrigado (para guardar as 15 criancinhas do aniversário da tua sobrinha... francamente já começa a ser tempo de irem ao cinema ou ao café e não quererem lá pais, mas pronto...) e com expectativas abaixo do zero: o original é provavelmente o único filme do Gene Wilder que eu odeio (sempre achei o filme sinistro, de pequenino..), o remake é me o filme mais detestado do Tim Burton e a única actuação medonha do Deep... e isto antes de me aperceber que era um musical (quando os cabrões desataram a cantar o meu revirar de olhos ouviu-se na última fila da sala).... mas gostei. Com toda a parvoíce assumida o filme é, para além de muito bem feito, muito muito engraçado.

Bem escrito, com umas subtilezas que vão escapar às criancinhas, muito woke para além de termos não-brancos por todo o lado, o Hugh Grant de oompa-loompa (para além da nada subtil subversão dum rebite especialmente desprezível da obra original) é provavelmente o melhor trabalho que lhe vi desde os “Casamentos...”.... fora a avalanche de talento, às vezes a fazer muito com poucas linhas: a grande Olivia Colman, o Tom Davis, o meu querido Keegan-M Key, o Jim Carter, o Atkinson (e os putos todos “ooolha o mister bíne!!”), o Matt Lucas, o Phil Wang... e actores que eu não conhecia mas anotei: esta Calah Lane que é um caso sério e o Paterson Joseph que no filme mais camp de sempre consegue ser o mau mais camp de sempre e eu adorei... finalmente o moço Chalamet e o seu número de Antínoo pós-moderno....

O sacrossanto IMDb diz-me que já o vi no “Lady Bird” mas daí nem sequer tenho memória, no “The King” lembro-me mas esse filme é tão inenarravelmente mau que se calhar deixa estar, no “Dune” fez pelo pão e aqui um bocadinho mais ainda... o moço tem com que se fazer, o problema é que com estes actores absurdamente bonitos o problema é sempre o mesmo: se morrem rápido temos mito (à James Dean) se chegam a envelhecer vai de tudo... dum Brando que aprende, a um DiCaprio que mantém, a um Cruise que cai numa psicose machona pessoal a um Newman que envelhece dignamente, as hipóteses são legião... a este, que é capaz de ser mais boneco que todos os anteriores, ainda não vi nada de impressionante (ao contrário de todos os anteriores), mas que o moço aguenta a coisa e parece ter mais ainda, isso parece:

https://www.youtube.com/watch?v=otNh9bTjXWg


 

Comentários